
Não existem respostas ou estratégias simples, principalmente quando se trata de um contexto mundial como este que estamos vivendo neste momento. Porém, é extremamente necessário que as agências de viagens tenham pulso firme para enfrentar a crise e para entender a mudança drástica do comportamento dos consumidores viajantes.
A dica é pensar quais ações tomar para reduzir riscos nas operações, ampliar chances de sobrevivência dos negócios, enxergar melhores oportunidades e traçar um plano de ação. Por isso, preparamos algumas estratégias de curto e médio prazo que vão te ajudar a elaborar este plano de ação para atravessar esta fase e aproveitar oportunidades para o próximo semestre.
1. Tenha em mente todo o cenário atual
É importante acompanhar todas as notícias e refletir sobre:
Os hábitos e prioridades de consumo que estão sendo drasticamente alterados;
Como está o cenário econômico do momento e entender que o dinheiro circula com velocidade muito menor.
2. Posicionamento de marca: dissemine conhecimento e orientações para proteção da saúde de todos
Transmita transparência para passar segurança para seus clientes, parceiros e colaboradores. Não minimize notícias, porém, não compartilhe dados não validados (as já conhecidas e prejudiciais fake news) e ajude-os a compreender a gravidade real da nova dinâmica mundial.
A proposta dessa ação é fazer a sua agência se colocar na liderança da situação e se tornar o ponto de confiança entre seus clientes, parceiros e colaboradores.
3. Analise o seu potencial de sobrevivência a curto e médio prazo.
A pergunta-chave é: “Quanto tempo sou capaz de sobreviver com a estrutura física e financeira montada atualmente?” Qual o custo mensal da sua agência? Certamente se você tem um bom planejamento, acumulou caixa nos últimos meses, então esse é o momento de aplica-lo na sobrevivência do seu negócio.
4. Reduza custos
Analise todo o seu financeiro.
Primeiro, priorize seus principais custos para poder agir nos pontos certos, quais são essenciais e que geram os maiores resultados.
De acordo com uma análise feita pelo Agente de Inovação do Sebrae, Fábio Bussacarino, para desenvolver a redução de custos, você precisa:
Listar todos os custos fixos e variáveis da sua empresa;
Calcular a média de cada um deles nos últimos 3 meses;
Baseado nas médias, identifique dois pontos:
1º Quais são os dez maiores custos, dentre todos os listados;
2º Dentre os 10 maiores escolhidos, quais são os três principais.
Munido desse conhecimento, direcione seus esforços para reduzir o máximo possível dos três custos principais (dentro os 10 maiores). E, se não for possível reduzir, tente renegociar ou postergar. Quando terminar a negociação dos três principais, você estará apto a buscar a redução dos outros sete itens listados como custos prioritários. Mapeie também tudo o que é desnecessário, ou seja, o que não está diretamente ligado a custos importantes, o que for considerado acessório. Eliminar gastos com acessórios pode não ser a medida principal, mas certamente, trará mais clareza e maturidade para as ações de curto a médio prazo.
5. Renegocie dívidas e busque oportunidades de crédito.
Uma opção é aproveitar as linhas de créditos que o governo está disponibilizando. Até a data de criação desta matéria:

E as empresas do setor turismo também serão inclusas na linha de crédito disponíveis pelo Banco do Brasil. A ideia é que os empresários do turismo garantam seu fluxo de caixa e mantenham seus empregadores e tenha tempo para aderir um plano de ação para voltar com tudo quando o mercado voltar ao normal.
6. Reforce o seu suporte e apoie seus clientes
Demonstre apoio e as vantagens que o viajante tem em escolher uma agência de viagens. Com certeza a possibilidade de suporte para remarcações é muito mais flexível e é recomendado que sua agência tenha uma equipe preparada para incentivar a remarcação e não o cancelamento.

Esteja também atento as oportunidades de novos públicos e mercados. Além de pedir, ofereça condições exclusivas para aqueles são seus clientes e parceiros.
Esteja sempre atento ao comportamento dos clientes que está em intensa transformação.
Por fim, nós da Wooba, entendemos que apoiar e ter apoio é importante. Por isso, estamos buscando atender e nos relacionar ainda mais com os nossos parceiros e clientes, com muita transparência. Com o objetivo de, além de manter a segurança de todos, manter o forte compromisso de apoiar e passar por esta fase em conjunto.
Estamos preparados também para atender o mercado, não paramos nossas operações. Estamos aproveitando para buscar ainda mais formas de inovar e alavancar a sua Agência de Viagens, apoiando-a a gerar mais oportunidades e investimentos para um futuro próximo.
Com determinação e otimismo, podemos chegar juntos.

Somos uma empresa especializada em desenvolver soluções tecnológicas para empresas de Turismo. Líderes no mercado de Consolidadoras, atendemos as principais empresas do segmento no Brasil e trabalhamos com os melhores fornecedores do mercado.
