Benefícios da Automatização de Processos em uma empresa de turismo

Atualizado: Jan 16


Gerir e organizar processos em uma empresa de turismo é algo extremamente necessário. A cada ano, aumenta a competitividade entre as Agências de Turismo, muitas estão acompanhando as tendências tecnológicas, “organizando a casa” e deixando seus processos muito ágeis para oferecer mais conforto e inovação para seus colaboradores, agentes de viagens e viajantes. Mas é fato que muitas estão ficando para trás nesta jornada tecnológica, por não saberem lidar com as mudanças e por não darem a importância necessária a uma gestão de processos mais assertiva.


Já abordamos um assunto muito importante aqui no blog sobre como a tecnologia deve ser uma prioridade estratégica não só para o setor de turismo, mas para todos os negócios. Já falamos também sobre os 3 passos essenciais para ter uma agência de turismo de sucesso. E agora vamos te ajudar a compreender como a automatização dos processos é importante para o crescimento da sua empresa e por onde começar um projeto. Visto que tornar processos mais eficientes e menos onerosos é sempre um desafio para qualquer empresa, mas os resultados dessa gestão de automatização é muito produtiva e pode te ajudar muito a:


Consequentemente, aumenta sua competitividade no mercado, sobrando mais tempo para estratégias e ações de marketing para alavancar suas vendas e melhorar o relacionamento com seu cliente.

Hoje, ninguém mais consegue imaginar como seria administrar o seu negócio ou mesmo realizar algumas tarefas corriqueiras sem soluções em TI em setores como: logística de viagem, gestão de relacionamento com o cliente, vendas, financeiro, entre outros.

O que significa automatizar processos e para que serve?

Automatizar processos significa otimizar cada processo do negócio, incluindo a rotina de trabalho dos seus agentes, desde a captação de clientes, fechamento de vendas, entrega dos serviços, contabilidade financeira e a verificação de métricas e indicadores (falamos sobre métricas e indicadores, clique e confira).

Para que serve a automação? A finalidade é obter maior eficiência, integrando as atividades e acelerando as etapas de trabalho, melhorando o rendimento dos agentes de viagens e se livrando de processos manuais massivos e lentos, substituindo-o por sistemas informatizados e ágeis, evitando a perda de tempo e consequentemente economizando dinheiro no caixa e sobrando mais tempo para dedicar-se as estratégias de crescimento das vendas.




1. Repense as atividades

É importante analisar as atividades da sua empresa de turismo de um modo geral, listando cada uma e refletindo a respeito delas, com o objetivo de torná-las mais eficientes.

No caso de uma Agência Online, por exemplo, é mais ágil utilizar um sistema que integre as suas distribuições de serviços e fornecedores e que controle e administre vendas e financeiro.

Para os agentes de viagens tempo é dinheiro, essa frase é bem conhecida e se aplica muito bem ao mundo do turismo. O tempo é valioso, os agentes terão muito mais sucesso se tiverem um trabalho mais organizado, como:



2. Comece de um jeito simples e organizando cronogramas

Se você ainda está aprendendo a automatizar os processos de sua empresa, vale a pena começar pelas atividades mais simples.

Outra dica é criar um cronograma de implantação, dividido em etapas e por módulo para organizar o que será implementado e quais são os processos. E Vale lembrar que é essencial designar uma equipe responsável e multidisciplinar para conduzir este projeto.

Liste todas as tarefas repetitivas e demoradas que você pode automatizar e deixar mais ágil, um exemplo é um software de controle financeiro, que pode ser um grande aliado para quem quer dar adeus a processos manuais. Com ele, você automatiza diversas atividades, como: controle de despesas e receitas, transações bancárias e pagamentos.



Agora que você sabe o que é automação de processos nas atividades de turismo, os seus benefícios e como iniciar e organizar o projeto, é possível que tenha ficado bem interessado e queira iniciar novos métodos em sua empresa. Não é mesmo?

No entanto, em um primeiro momento, essa automatização exige um investimento, que, dependendo do tamanho do seu projeto, pode ser um investimento considerável, E dentro deste investimento, as vezes requer mudanças de máquinas e contratação de Softwares que atendam o projeto da sua empresa.


Procure por empresas especializadas

A dica é procurar empresas que sejam especializadas em soluções específicas de softwares para turismo e que prestem consultorias personalizadas. Desta forma, poderá te ajudar a analisar o seu projeto e encaixar uma solução que atenda 100% e com valores negociáveis.

Gostou da matéria? Então acompanhe nosso blog e fique sempre ligado nas melhores notícias e tendência do mercado de turismo e tecnologia!


Já conhece a Wooba? Somos uma empresa especializada em desenvolver soluções tecnológicas para empresas de Turismo. Líderes no mercado de Consolidadoras, atendemos as principais empresas do segmento no Brasil e trabalhamos com os melhores fornecedores do mercado.


Navegue pelo nosso site e saiba mais!


Ou fale com nossos consultores e melhore a gestão da sua empresa!




97 visualizações