
O futuro das agências será a OTA, que significa Online Travel Agency (agência de viagens online).
O sonho das agências de viagens é ter um Agente online onde seus clientes possam comprar a qualquer hora. Um atendente 24h vendendo passagens aéreas e reservas nos principais hotéis.
A venda de passagens e reservas de hotéis pela internet está em crescimento no mercado brasileiro. Isso tem gerado muitas oportunidades para as agências de viagens.
O faturamento do setor de turismo na internet, adicionando hospedagem e serviços, já ultrapassa os R$ 8,7 Bi de acordo com a ABAV (Associação Brasileira de Agentes de Viagens).
Elaboramos este material para mostrar o que uma agência precisa para abrir uma loja online.
Iremos abordar:
As vantagens de criar uma agência online.
Porque inicialmente eu devo segmentar meus clientes?
Como funcionam os acordos com os fornecedores?
Qual solução eu posso utilizar para me conectar com os principais fornecedores e vender ONLINE?
A importância de um antifraude para diminuir os riscos.
Como gerenciar as vendas da minha agência automatizando o meu administrativo e financeiro?
Como faço para aderir esta solução para a minha agência de viagens?
Como poderia implementar, e como a minha agência será atendida?
As vantagens de ser um parceiro Wooba.
Vamos lá?
Quais as vantagens de criar uma agência online:
Uma das principais vantagens em abrir uma loja online é o baixo custo. Já que não terá custo com aluguel, mobiliário e funcionários.
A operação pode ser feita de um escritório ou home office e não exige um capital muito grande.
Quer saber como montar uma agência de viagens? Veja esse link do SEBRAE:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-agencia-de-viagens-e-turismo,05387a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD
Porque inicialmente eu devo segmentar meus clientes?
Segmentar é o x da questão. Se você quer atingir o mundo todo, você precisa ter um capital muito grande. Tentar alcançar um pais é mais difícil do que um estado ou uma cidade. Então a dica é segmentar.
Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.
Wikipedia.Org

Veja alguns critérios que você pode utilizar para definir uma segmentação:
Critérios demográficos, geográficos, sociais e econômicos;
Critérios de personalidade e de estilo de vida;
Critérios de comportamento face ao produto (Segmentação em função do estatuto do consumidor e da sua fidelização);
Segmentação face ao processo de decisão;
Segmentação em função das quantidades adquiridas;
Segmentação em função da sua rentabilidade;
Segmentação em função das situações ou eventos;
Segmentação em função dos hábitos de utilização.
Como e por onde eu devo começar? Bom, você pode começar pelos clientes da sua cidade, ou dependendo do tamanho da sua cidade comece pelo seu bairro.
Você vai indicar a loja online para os clientes que fazem parte da carteira da sua agência.
Caso esteja iniciando do zero, o ideal é contratar uma equipe de Marketing para ajudar no lançamento da loja online.
Como funcionam os acordos com os meus fornecedores e consolidadores?
Depois de ter definido a segmentação que pretende atuar, fica mais fácil identificar quais fornecedores poderão atender seus clientes.
Se você ainda não conhece os principais fornecedores de turismo, acesse essa página.
Posso comprar com o consolidador e integrar os conteúdos dos fornecedores?
Sim! Os principais consolidadores do Brasil possuem uma plataforma para distribuir seus produtos e serviços. A Wooba é uma empresa especialista em tecnologia para esses Consolidadores.
Essa solução possui um recurso onde permite o consolidador habilitar a conexão direta da agência com os fornecedores de aéreo e hotel.
É como se você estivesse vendendo na plataforma do consolidador. Podendo importar as vendas realizadas no portal do consolidador.
A liberação deste recurso depende da negociação entre a agência e o consolidador.

Conheça os consolidadores que possuem esta plataforma e são parceiros:
Ancoradouro
Brementur
Confiança
Esferatur
Flytour Gapnet
Frontour
High Light
LTS
Picchioni
Rextur Advance (Credencial)
Sky Team
The Best Travel
Tourlines
Tyller
VCP
Visão Turismo
Voetur
World
As integrações com as plataformas se dão por meio de credenciais.
Mas afinal, e o que são as credenciais?
Credenciais são acordos feitos entre as agências e os fornecedores. Alguns fornecedores possuem integração com soluções de Front Office, e para se conectar à estes sistemas, os fornecedores emitem as credencias como se fossem chaves de acesso.
Qual solução eu posso utilizar para me conectar com os principais fornecedores e vender ONLINE?
No mercado existem várias plataformas de vendas online. Existe alguns fornecedores que disponibilizam motores de busca para a Agência integrar no web site.
Mas a agência também pode contratar uma solução independente para atuar no mercado, com possibilidade de integração com vários fornecedores. Isso possibilita um ganho nos valores das tarifas.
A Wooba oferece uma solução chamada OTA - Loja Online. É uma solução interdepende e permite a Agência vender passagens aéreas e reservas de hotéis no web site da agência. A solução possui integração direta com as principais companhias aéreas nacionais e internacionais.
Para se integrar com as companhias aéreas, as agências precisam do IATA. Para saber mais como adquirir o IATA acesse: https://www.iata.org/customer-portal/pt/Pages/localresourcecenter.aspx
Bom, como disse anteriormente, a integração pode ser feita via Consolidador.
Para controlar os pedidos realizados no site, a agência precisa de um sistema Front Office. A Wooba desenvolveu a OTA - Loja Online, integrada ao Travellink - Front Office, plataforma de vendas que está integrada com mais de 85 fornecedores.
Você também poderá utilizar o Travellink - Front Office para sua Agência física.
Dica: “Você também poderá abrir pontos de vendas utilizando mesmo sistema”, ou seja, você poderá vender tanto online quanto na sua agência física.
SOLICITAR CONSULTORIA GRATUITA OTA - Loja Online
Conheça o Sistema Travellink - Front Office

Com o Travellink – Front Office você irá gerencia todas as vendas de:
Aéreo

Reservas em hotéis

Alugueis de carros

Assistência viagem

Viagens de Cruzeiros

Serviços de Translado

Rodoviário

Integração com os principais soluções de Back Office

No Travellink – Front Office você poderá acessar um Painel de negócios para consultas, reservas e emissões. Além de relatórios para acompanhamento da sua operação.

E ai, o que achou da ideia?
Acredito que é tudo que você precisa para a sua agência.
Qual a importância de um antifraude para diminuir os riscos de fraudadores?
É sempre bom lembrar que vender na internet não é uma tarefa tão fácil, pois existe um risco muito grande. Diferente do cliente que vai até a sua agência, você não sabe quem está comprando no seu site.
Com a disponibilidade da compra online, existe a possibilidade de aumentar as vendas, mas também o risco de Fraudes.
É preciso pensar numa solução antifraude para minimizar os riscos.
Existem empresas no mercado que são especialistas neste tipo de negócio, e são integrados com as soluções de Agência Online.
A ClearSale e Braspag são exemplos de fornecedores que integram o serviço de validação de pagamento.
Como gerenciar as vendas da minha agência automatizando o meu administrativo e financeiro?
Após realizar as reservas ou emissões, é hora de conferir se a venda foi realizada com sucesso. É hora de colocar as contas em dia.
Neste caso é preciso um back office como o Wooffice Smart ou o Wooffice Premium para te ajudar nas tarefas rotineiras da sua equipe administrativa e financeira.
O Back office também é conectado com o Travellink – Front Office, possibilitando a integração de todas as vendas.

As vendas realizadas no website e na plataforma da agência serão todas integradas automaticamente com a solução de back office.
Como será implantada a loja online? Como o time de atendimento da Wooba irá me ajudar?
Existem duas formas de implantar a loja online. Você pode escolher um dentre os 7 templates disponíveis, ou colocar o motor de busca no seu web site.
Se você não tem Web Site, a Wooba oferece 7 modelos diferentes.
O processo de aquisição será divido em duas fases: Implantação e Atendimento ao cliente.
Nossa equipe de implantação irá acompanhar todas as configurações, que são:
Personalização do sistema;
Cadastro de agências e usuários;
Configuração das credencias (é Importante que tenha pelo menos o acordo de aéreo e hotel);
Treinamento para Gerenciamento e Usabilidade do sistema;
Atendimento pelo time Wooba.
Também temos a central de atendimento para auxiliar a sua agência nas dúvidas rotineiras.
Estaremos ajudando a sua agência a se preparar para melhor atender o cliente.
Quais as vantagens de ser um parceiro Wooba com a solução OTA - Loja Online?
Atendemos as maiores consolidadoras do Brasil, por isso temos atualizações semanais de novas funcionalidades. Isso permite que a sua agência possua tecnologia de última geração.
A solução é multiplataforma, permitindo a sua agência atuar com vendas de lazer. Pode ser uma agência online (no site da agência) e corporativa, possibilidade de escalar negócios como Franquias ou filiais, integração direta com as principais companhias aéreas e GDSs, além dos principais fornecedores de terrestre, gerenciamento de Tourcodes e Promocodes.
Possibilidade de distribuição dos serviços para outras agências e criação de unidades de negócio como ponto de vendas.
Qual o valor de investimento?
Envie um e-mail para comercial@wooba.com.br e solicite uma proposta das nossas soluções.
Por: Micchell Oliveira - Consultor de vendas Wooba