Como criar OTA - Agência de Viagens Online

Atualizado: 17 de Dez de 2018



O futuro das agências será a OTA, que significa Online Travel Agency (agência de viagens online). 

O sonho das agências de viagens é ter um Agente online onde seus clientes possam comprar a qualquer hora. Um atendente 24h vendendo passagens aéreas e reservas nos principais hotéis.


A venda de passagens e reservas de hotéis pela internet está em crescimento no mercado brasileiro. Isso tem gerado muitas oportunidades para as agências de viagens. 

O faturamento do setor de turismo na internet, adicionando hospedagem e serviços, já ultrapassa os R$ 8,7 Bi de acordo com a ABAV (Associação Brasileira de Agentes de Viagens).


Elaboramos este material para mostrar o que uma agência precisa para abrir uma loja online.


Iremos abordar:

  • As vantagens de criar uma agência online.

  • Porque inicialmente eu devo segmentar meus clientes?

  • Como funcionam os acordos com os fornecedores?

  • Qual solução eu posso utilizar para me conectar com os principais fornecedores e vender ONLINE?

  • A importância de um antifraude para diminuir os riscos.

  • Como gerenciar as vendas da minha agência automatizando o meu administrativo e financeiro?

  • Como faço para aderir esta solução para a minha agência de viagens?

  • Como poderia implementar, e como a minha agência será atendida?

  • As vantagens de ser um parceiro Wooba.



Vamos lá?


Quais as vantagens de criar uma agência online:


Uma das principais vantagens em abrir uma loja online é o baixo custo. Já que não terá custo com aluguel, mobiliário e funcionários.


A operação pode ser feita de um escritório ou home office e não exige um capital muito grande.


Quer saber como montar uma agência de viagens? Veja esse link do SEBRAE:

http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/como-montar-uma-agencia-de-viagens-e-turismo,05387a51b9105410VgnVCM1000003b74010aRCRD




Porque inicialmente eu devo segmentar meus clientes?

Segmentar é o x da questão. Se você quer atingir o mundo todo, você precisa ter um capital muito grande. Tentar alcançar um pais é mais difícil do que um estado ou uma cidade. Então a dica é segmentar.


Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos.




Veja alguns critérios que você pode utilizar para definir uma segmentação:

  • Critérios demográficos, geográficos, sociais e econômicos;

  • Critérios de personalidade e de estilo de vida;

  • Critérios de comportamento face ao produto (Segmentação em função do estatuto do consumidor e da sua fidelização);

  • Segmentação face ao processo de decisão;

  • Segmentação em função das quantidades adquiridas;

  • Segmentação em função da sua rentabilidade;

  • Segmentação em função das situações ou eventos;

  • Segmentação em função dos hábitos de utilização.




Como e por onde eu devo começar? Bom, você pode começar pelos clientes da sua cidade, ou dependendo do tamanho da sua cidade comece pelo seu bairro


Você vai indicar a loja online para os clientes que fazem parte da carteira da sua agência. 

Caso esteja iniciando do zero, o ideal é contratar uma equipe de Marketing para ajudar no lançamento da loja online.




Como funcionam os acordos com os meus fornecedores e consolidadores?


Depois de ter definido a segmentação que pretende atuar, fica mais fácil identificar quais fornecedores poderão atender seus clientes.


Se você ainda não conhece os principais fornecedores de turismo, acesse essa página.




Posso comprar com o consolidador e integrar os conteúdos dos fornecedores?

Sim! Os principais consolidadores do Brasil possuem uma plataforma para distribuir seus produtos e serviços. A Wooba é uma empresa especialista em tecnologia para esses Consolidadores.


Essa solução possui um recurso onde permite o consolidador habilitar a conexão direta da agência com os fornecedores de aéreo e hotel.


É como se você estivesse vendendo na plataforma do consolidador. Podendo importar as vendas realizadas no portal do consolidador.


A liberação deste recurso depende da negociação entre a agência e o consolidador.

Conheça os consolidadores que possuem esta plataforma e são parceiros:

  • Ancoradouro

  • Brementur

  • Confiança

  • Esferatur

  • Flytour Gapnet

  • Frontour

  • High Light

  • LTS

  • Picchioni

  • Rextur Advance (Credencial)

  • Sky Team

  • The Best Travel

  • Tourlines

  • Tyller

  • VCP

  • Visão Turismo

  • Voetur

  • World

As integrações com as plataformas se dão por meio de credenciais.




Mas afinal, e o que são as credenciais?


Credenciais são acordos feitos entre as agências e os fornecedores. Alguns fornecedores possuem integração com soluções de Front Office, e para se conectar à estes sistemas, os fornecedores emitem as credencias como se fossem chaves de acesso.




Qual solução eu posso utilizar para me conectar com os principais fornecedores e vender ONLINE?


No mercado existem várias plataformas de vendas online. Existe alguns fornecedores que disponibilizam motores de busca para a Agência integrar no web site. 


Mas a agência também pode contratar uma solução independente para atuar no mercado, com possibilidade de integração com vários fornecedores. Isso possibilita um ganho nos valores das tarifas.


A Wooba oferece uma solução chamada OTA - Loja Online. É uma solução interdepende e permite a Agência vender passagens aéreas e reservas de hotéis no web site da agência. A solução possui integração direta com as principais companhias aéreas nacionais e internacionais.


Para se integrar com as companhias aéreas, as agências precisam do IATA. Para saber mais como adquirir o IATA acesse: https://www.iata.org/customer-portal/pt/Pages/localresourcecenter.aspx


Bom, como disse anteriormente, a integração pode ser feita via Consolidador.


Para controlar os pedidos realizados no site, a agência precisa de um sistema Front Office. A Wooba desenvolveu a OTA - Loja Online, integrada ao Travellink - Front Office, plataforma de vendas que está integrada com mais de 85 fornecedores. 


Você também poderá utilizar o Travellink - Front Office para sua Agência física.


Dica: “Você também poderá abrir pontos de vendas utilizando mesmo sistema”, ou seja, você poderá vender tanto online quanto na sua agência física.

SOLICITAR CONSULTORIA GRATUITA OTA - Loja Online




Conheça o Sistema Travellink - Front Office


Imagine ter todos seus fornecedores em uma só ferramenta.

​Com o Travellink – Front Office você irá gerencia todas as vendas de:


Aéreo


Reservas em hotéis


Alugueis de carros


Assistência viagem


Viagens de Cruzeiros


Serviços de Translado




Rodoviário

Integração com os principais soluções de Back Office



No Travellink – Front Office você poderá acessar um Painel de negócios para consultas, reservas e emissões. Além de relatórios para acompanhamento da sua operação.

Dashboard Travellink - Front Office: Sistema de vendas para agências de viagens que integra com mais de 85 fornecedores.

E ai, o que achou da ideia?

Acredito que é tudo que você precisa para a sua agência.




Qual a importância de um antifraude para diminuir os riscos de fraudadores?


É sempre bom lembrar que vender na internet não é uma tarefa tão fácil, pois existe um risco muito grande. Diferente do cliente que vai até a sua agência, você não sabe quem está comprando no seu site.


Com a disponibilidade da compra online, existe a possibilidade de aumentar as vendas, mas também o risco de Fraudes. 


É preciso pensar numa solução antifraude para minimizar os riscos. 

Existem empresas no mercado que são especialistas neste tipo de negócio, e são integrados com as soluções de Agência Online.

A ClearSale e Braspag são exemplos de fornecedores que integram o serviço de validação de pagamento.




Como gerenciar as vendas da minha agência automatizando o meu administrativo e financeiro?


Após realizar as reservas ou emissões, é hora de conferir se a venda foi realizada com sucesso. É hora de colocar as contas em dia.


Neste caso é preciso um back office como o Wooffice Smart ou o Wooffice Premium para te ajudar nas tarefas rotineiras da sua equipe administrativa e financeira. 


O Back office também é conectado com o Travellink – Front Office, possibilitando a integração de todas as vendas. 

As vendas realizadas no website e na plataforma da agência serão todas integradas automaticamente com a solução de back office.




Como será implantada a loja online? Como o time de atendimento da Wooba irá me ajudar?


Existem duas formas de implantar a loja online. Você pode escolher um dentre os 7 templates disponíveis, ou colocar o motor de busca no seu web site.


Se você não tem Web Site, a Wooba oferece 7 modelos diferentes.


O processo de aquisição será divido em duas fases: Implantação e Atendimento ao cliente.

Nossa equipe de implantação irá acompanhar todas as configurações, que são:

  • Personalização do sistema;

  • Cadastro de agências e usuários;

  • Configuração das credencias (é Importante que tenha pelo menos o acordo de aéreo e hotel);

  • Treinamento para Gerenciamento e Usabilidade do sistema;

  • Atendimento pelo time Wooba.


Também temos a central de atendimento para auxiliar a sua agência nas dúvidas rotineiras.


Estaremos ajudando a sua agência a se preparar para melhor atender o cliente.




Quais as vantagens de ser um parceiro Wooba com a solução OTA - Loja Online?


Atendemos as maiores consolidadoras do Brasil, por isso temos atualizações semanais de novas funcionalidades. Isso permite que a sua agência possua tecnologia de última geração.


A solução é multiplataforma, permitindo a sua agência atuar com vendas de lazer. Pode ser uma agência online (no site da agência) e corporativa, possibilidade de escalar negócios como Franquias ou filiais, integração direta com as principais companhias aéreas e GDSs, além dos principais fornecedores de terrestre, gerenciamento de Tourcodes e Promocodes.


Possibilidade de distribuição dos serviços para outras agências e criação de unidades de negócio como ponto de vendas.




Qual o valor de investimento?


Envie um e-mail para comercial@wooba.com.br e solicite uma proposta das nossas soluções.


Por: Micchell Oliveira - Consultor de vendas Wooba