Como sua Agência pode fazer a gestão de bilhetes comprados e não voados?

Atualizado: 3 de Set de 2019

Separamos algumas dicas de como você pode aproveitar para fazer uma gestão eficaz de bilhetes comprados e não voados. Fique ligado na matéria, boa leitura!


Tenha um planejamento e uma política de viagem

Essa é uma dica muito importante: faça o planejamento prévio, pois isso vai ajudá-lo a controlar melhor com os bilhetes comprados e não voados pelo seu cliente.

Ter um sistema para gerenciar as viagens dos seus clientes ajuda e muito! Inclua também no planejamento um passo-a-passo do que fazer com todos os bilhetes não voados.



Conheça todas as regras das companhias aéreas

Cada Companhia Aérea tem suas regras sobre reemissão e reembolso de bilhetes emitidos, porém não utilizados e é interessante que você as conheça.

Mantenha uma lista das Companhias Aéreas mais utilizadas pela empresa e todas as regras e políticas de cada uma. Invista no planejamento para não precisar cancelar e reemitir tantos bilhetes.

Organize as categorias dos bilhetes não voados para manter o controle e saber o que fazer em cada situação. As categorias são:

Remissões

1. Viagem cancelada antes da data de embarque: Se a viagem tiver de ser remarcada antes da data de embarque, na maioria das vezes, a Cia. Aérea poderá cobrar além da diferença de tarifa (se houver), uma multa de remarcação para reemitir a passagem.

2. Viagem cancelada com pouca antecedência ou depois da data de embarque: Praticamente todas as Cias. Aéreas preveem um limite máximo de antecedência antes do embarque para qualquer cancelamento e/ou remarcação. Caso não seja respeitada, o bilhete será registrado como não comparecimento, situação conhecida também como no show. Se o viajante desejar realizar uma nova viagem utilizando o crédito do bilhete (lembre-se que vai depender da regra de tarifa da passagem), geralmente haverá multas de no show e reemissão aplicáveis que deverão ser pagas ou descontadas no valor de crédito.

Reembolso:

A passagem é cancelada a qualquer momento, antes ou depois da viagem, porque não há mais a intenção de viajar, as multas e descontos aplicáveis de acordo com a regra da tarifa serão deduzidas do valor total da passagem e o restante poderá ser reembolsado ao cliente, exceto aos casos de bilhetes promocionais, onde a regra não permite qualquer tipo de reembolso.

Antes de qualquer tomada de decisão, tanto para reemissão e/ou reembolso, faça-se sempre a seguinte pergunta: “É mais vantajoso solicitar o reembolso ou reaproveitar o bilhete do meu cliente para a sua próxima viagem?”

O que for melhor para o seu cliente, é sempre a melhor decisão para a sua empresa de turismo, certo?!



Não perca os prazos de reemissão ou reembolso

Os créditos do bilhete têm prazos de validade. Geralmente, eles valem por 1 ano a partir da data de emissão. Então fique atento e se organize para solicitar o reembolso para a Companhia Aérea ou fazer as reemissões. Mas lembre-se de que usar o recurso de um bilhete não voado depende de suas características e que, em alguns casos, pode ser mais barato comprar outra passagem em uma boa promoção do que fazer a reemissão.




Use plataformas de gestão para controle

Como já mencionamos, o controle eficiente dos bilhetes não voados é muito importante para o orçamento das viagens. Por isso, use plataformas que ajudam na administração dos bilhetes, como uma plataforma de emissão de relatório e controle. Com ela, é possível fazer uma varredura dos bilhetes não voados para poder usar os créditos existentes quando estiverem disponíveis.


Lembre-se: o planejamento e o controle são os principais meios de lidar com os bilhetes comprados e não voados. Planejando bem, conhecendo as regras e administrando os créditos recebidos, a sua Agência evitará desperdícios de recursos, aproveitará os melhores momentos para as reemissões e controlará os reembolsos.



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