Distribuição de conteúdo e a inovação da tecnologia da informação no setor de turismo




Com a evolução tecnológica, o setor de turismo está cada vez mais ágil.

A tecnologia da informação tem possibilitado que um mesmo serviço seja distribuído por múltiplos canais de vendas. E atualmente, se tornou muito mais fácil para uma empresa de turismo fazer a distribuição ou ter acesso a conteúdos, seja através da inovação das Web Services ou por API´s.

Vamos pensar um pouco sobre as vantagens desta evolução na distribuição de conteúdo? E sobre como as empresas de turismo podem aproveitar este cenário?


A era da transformação digital e a distribuição de conteúdos de turismo

Sabemos que para que as atividades de turismo aconteçam é necessário viabilizar as operações básicas necessárias para que sua empresa tenha sucesso no mercado, tais como: transportes aéreos, transportes rodoviários, meios de hospedagens, atrativos etc.

A era digital facilitou a distribuição de conteúdo destas atividades e hoje as empresas de turismo (consolidadoras, operadores e agências de viagens) podem oferecer um serviço muito mais assertivo e ágil aos seus clientes e parceiros. Com a ajuda da tecnologia da informação, esta negociação se tornou viável através de uma aplicação chamada API (Application Programming Interface), nada mais é que uma "Interface de Programação de Aplicações" - conjunto de padrões que otimiza todo o processo de interação entre vários softwares distintos, fazendo que eles conversem entre si para distribuição de conteúdos.



Mas para que serve todas essa distribuição?

fonte imagem: https://sproutsocial.com

Simples, essa distribuição possibilita ter acesso à dados que estão no sistema interno de uma empresa disponibilizando-os para o mundo externo, de forma super segura, gerenciável e escalável. Claro que esse processo é feito com muita segurança para proteção dos dados de empresa que disponibiliza tais dados e a que recebe.

Por isso que hoje em dia, as empresas de turismo podem obter informações de várias fontes, seja da empresa fornecedora do serviço numa negociação direta ou optar por utilizar os serviços de um intermediário (negociação indireta), as quais poderão consumir através das Consolidadoras e Operadoras Turísticas.


Um mundo de possibilidades...

Agora que já entendemos como é esse processo de distribuição, a dica de hoje é refletir em: Como podemos usar este cenário em nosso favor?! Como a sua empresa de turismo pode se tornar mais rentável, inovando seus processos e crescendo junto as novas tecnologias com a distribuição de conteúdos?

Esse processo de distribuição de conteúdos está garantindo o sucesso e inovando muitos modelos de negócios no setor de turismo. Então vale a reflexão e vale estudar as possibilidades que estão surgindo no mercado.

É essencial que sua empresa seja ágil, hábil e acompanhe essas inovações a fim de elevar o potencial de venda e distribuição, pois além de estar pronta para enfrentar a concorrência, vai garantir sobrevivência no mercado.


Continue acompanhando nossas matérias e se já conhece os serviços da Wooba, clique aqui e agende um bate um papo com um consultor. ;)

Somos especializados em desenvolver soluções tecnológicas para empresas de Turismo. Líderes no mercado de Consolidadoras, atendemos as principais empresas do segmento no Brasil.

Trabalhamos com os melhores fornecedores do mercado, clique e conheça todos eles.


Navegue pelo nosso site e saiba mais!



0 visualização