Gestão de viagens corporativas: Tipos de relatórios

Atualizado: 16 de Ago de 2018


O conhecimento em tecnologia no mercado de viagens corporativas, é um dos diferenciais importantes para as TMC's (Travel Management Companys).


Muitas vezes a capacidade tecnológica da empresa pode ser o fator decisório quando um cliente precisa escolher uma Agência corporativa para atendê-los.




Diferenciais tecnológicos para agências de Viagens corporativas.


· Ferramentas de Front Office e Backoffice próprios para agências de viagens;

· Ferramentas de gestão;

· Relatórios gerenciais;

· Perfis eletrônicos de viajantes, ferramentas eletrônicas de solicitação e aprovação de viagens;

· Online booking tools;

· Portais customizados para seus clientes;

· Sistemas de rastreamento e localização de passageiros em situações de emergências e crises.


Como qualquer solução tecnológica, as atualizações dessas ferramentas e o treinamento para os usuários que utilizarão estas plataformas é de extrema importância.




Tipos de relatórios:


No turismo corporativo o gestor da empresa utiliza os relatórios gerenciais para analisar as compras de viagens feitas nos fornecedores cadastrados.


Estes relatórios servirão para seus clientes acompanharem o progresso da empresa e analisar todas as compras feitas junto aos fornecedores.


A extração dessas informações e a apresentação para seus clientes serão fatores importantes para melhorar o relacionamento e criar mais oportunidades de negócios.

Geralmente as TMC's disponibilizam um Sistema - Self Booking para que seus clientes possam ter autonomia para consultar todos os serviços integrados na ferramenta.




Estes relatórios podem ser exportados em formato Excel, com filtros e planilhas dinâmicas, ou em PDF.




Principais tipos de relatórios:


  • Relatórios gerenciais: apresentará dados sobre volume de vendas, transações/ precificação marketing Share (fatia de mercado) por destino e fornecedor, ATP (average ticket price – preço médio do bilhete rate) – diária média, principais destinos e viajantes, entre outros.




Conheça os melhores sistemas para agências de viagens corporativas do Brasil:


0 visualização