Saiba como evitar golpes e ter segurança em sua empresa de turismo

Atualizado: 17 de Dez de 2019



Fraudes ou golpes podem acontecer a qualquer momento e prezar pela segurança tem que ser uma das primeiras preocupações de uma empresa de turismo.

Normalmente essas fraudes ocorrem devido a:


Manter a segurança é um assunto complexo e os profissionais que trabalham diretamente com isso estão em uma corrida interminável contra fraudes ou golpes. Mas seria ingenuidade acreditar que a sua empresa vai passar despercebida nessas situações. O risco é muito grande. Por isso, para te ajudar a manter a segurança da sua empresa de turismo, confira algumas diretrizes para que você possa trabalhar com segurança.


Tenha uma política de segurança definida

A privacidade sempre foi considerada uma coisa séria, pois ela diz muito sobre o direito de todos em controlar a exposição das informações que dizem alguma coisa a seu respeito.

Quando falamos das questões que envolvem privacidade na relação entre empresas e pessoas, o assunto fica ainda mais sério, principalmente se essa empresa estiver presente na internet, se tiver sistemas de vendas e processos administrativos com inúmeras informações e dados.

Por esse motivo, é altamente recomendado que seja elaborado uma política de segurança que esteja visível para todos que estejam relacionados a sua empresa (colaborares, fornecedores e clientes).



Mantenha sua equipe sempre informada e alerta dos riscos de fraudes e da política de segurança

Não adianta só você estar informado em relação aos riscos de fraudes e golpes se sua empresa de turismo conta com vários funcionários e agentes de viagens que estão desinformados, alerte-os também, pois todos precisam conhecer os riscos e estar por dentro da politica de segurança. Você pode compartilhar este artigo com eles! Ou até mesmo incluí-lo na lista do material de treinamento para seus novos funcionários. ;)


Não compartilhe senhas com qualquer pessoa

Pode parecer óbvio, mas é bom lembrar que não se compartilha senhas importantes com qualquer pessoa do seu setor ou fora do setor que não conhecemos.

Sabemos que você confia no seu amigo da mesa ao lado ou em um parente que trabalha com você (que pode até ser seu parente ou sócio), mas em nenhuma hipótese compartilhe senhas pessoais com outra pessoa, principalmente se ela possibilitar emissões em portais de fornecedores ou acesso a informações sigilosas de vendas ou dados. As senhas devem ser pessoais e tratadas com muito cuidado. Uma dica importante: Se seu fornecedor cedeu apenas uma senha, peça adicionais, uma para cada pessoa que precisar. ;)


Use sistemas operacionais licenciados e atualizados

O sistema operacional do seu computador é responsável por grande parte da segurança dos seus dados. Por isso, é fundamental que ele seja mantido atualizado, já que diariamente surgem novas formas de roubar informações e muitas das atualizações são para proteger seu computador desses novos ataques. Use versões atualizadas, pois além de recursos novos, os mecanismos de proteção são sempre muito mais avançados.


Utilize autenticações em várias etapas nos sistemas que oferecem esse recurso


Tokens e Cards para sistemas

Esse recurso adicional de segurança solicita uma segunda informação junto com a sua senha para conceder o acesso. Normalmente essa informação é um código Token com diversas combinações de número aleatórios. Este recurso pode ser em cartão com números de 1 à 50 e seus respectivos códigos ou em aplicativo mobile. Cada um tem o seu conceito e proposta, porém ambos possuem o mesmo propósito: A SEGURANÇA.


Captcha para sistemas

O recurso Captcha está disponível para reforçar ainda mais a segurança de um sistema.

Sempre que alguém tentar logar, aparecerá o captcha para autenticação e se a sequencia for digitada corretamente, significa que quem enviou aquela sequência foi uma pessoa de verdade, e não um robô.

Este recurso você encontra no sistema de Front Office da Wooba. Quer saber mais sobre o recurso de captcha e como funcionará em nosso sistema? Criamos uma matéria importantíssima e exclusiva sobre este assunto, clique e acesse.



A Wooba oferece todos os tipos de segurança em suas soluções, confira sobre o sistema Wootoken em formato de Mobile e Card e fique por dentro de como você proteger sua empresa de turismo.




Clique e conheça o Wootoken Mobile










Clique e conheca o Wootoken Card







Espero que este artigo tenha sido útil para aumentar a segurança nas operações da sua empresa de turismo. Se já conhece a Wooba e deseja saber mais detalhes sobre nossas plataformas, clique no link abaixo e agende uma consultoria totalmente gratuita.


110 visualizações