Sua empresa está preparada tecnologicamente para o ano que vem?

Atualizado: 11 de Dez de 2019


O ano de 2019 está quase acabando e as empresas já estão se preparando para os desafios de 2020!

Vale lembrar que este foi um ano importante para o mercado tecnológico, pois demonstrou o quanto a tecnologia deve ser uma prioridade estratégica não só para o setor de turismo, mas para todos os negócios.

Para quem acompanha nossas matérias, já falamos aqui sobre como o comportamento do consumidor mudou e como o mundo é recebido e compreendido a partir da tecnologia e da internet.  Sabemos que o mundo da tecnologia possibilita a transformação do cenário arcaico das empresas para um cenário de alto desempenho nos processos tanto de gestão administrativa quanto em gestão de vendas e relacionamento com cliente. Essas transformações se realizam por meio de ações e processos mais ágeis e automatizados, como por exemplo: no uso da inteligência artificial em chatbots, assistentes virtuais e uso de distribuição de conteúdos por meio de plataformas de gestão mais ágeis que facilitam a rotina administrativas/vendas.

As empresas precisam lidar com este novo cenário tecnológico e com o nível de expectativas de seus consumidores, funcionários e parceiros. Pensando dessa forma, qual o diferencial das empresas para o ano de 2020? Já que a tecnologia deixou de ser uma vantagem competitiva e passou ser algo essencial para os negócios?

Responder esta questão é muito importante para um bom planejamento e projeções para 2020. Para te ajudar nesta jornada, listamos algumas tendências que serão o marco do cenário tecnológico para o ano que vem. Confira:



Tecnologia Mobile como definição dos negócios, para atrair e atender os consumidores

Segundo os dados de pesquisa realizada pela Ericsson Mobility Report, chegamos a um nível de crescimento tecnológico tão acelerado que atualmente existem mais celulares do que pessoas no mundo. São 7,9 bilhões de dispositivos conectados para 7,7 bilhões de pessoas. Isso quer dizer que o acesso para qualquer site ou aplicativo está na palma da mão e onde estiver.

Por conta desta aceleração, as empresas estão aprendendo a lidar com consumidores mais exigentes e ansiosos por informações em tempo integral, e que esperam que suas dores e especificidades sejam entendidas e atendidas de forma mais eficiente. A partir deste cenário, vem a necessidade de atualização dos negócios através de projeções da tecnologia Mobile para atender um consumidor mais exigente e interativo.



A nova geração de consumidores e a experiência do usuário

Chegamos a um nível de atração de vendas em que é crucial atender a qualquer necessidade do consumidor em um formato customizado, ou seja, quanto mais personalizado, melhor será o diferencial das empresas modernas. Mas como fazer isso? Segundo o relatório Era pós-digital, da Accenture, as experiências personalizadas já não serão tão suficientes para a tecnologia digital. Isso significa que as empresas que querem competir com Startups e empresas que já nascem na era digital, terão que compreender as pessoas de forma holística e reconhecer que precisam melhorar o processo de vendas/relacionamento de seus produtos e serviços adequando-os a uma melhor experiência do usuário.

É importante que as empresas entreguem experiências individuais a fim de atender expectativas do novo consumidor. Ou seja, será fundamental compreender a nova geração de consumidores e entregar relacionamentos individuais e baseados em experiências. Veja o gráfico abaixo e confira algumas práticas que podem ser utilizadas para saber e entender a experiência do usuário:


Tendência A-commerce como agregador e facilitador da gestão de vendas

O termo a‑commerce (sigla para “comércio automatizado”) é uma tendência forte e promete facilitar a vida dos profissionais que trabalham com comércio eletrônico, permitindo que o processo de venda seja mais simples e menos burocrático. Isso, através da automatização pela inteligência artificial.

Com essa tendência, as compras serão mais direcionadas para aplicativos e softwares que facilitam a vida de clientes e de gestores de vendas.

Através do a-commerce, é possível que clientes façam o processo de compra em qualquer loja no formato totalmente automatizado, passando por uma experiência positiva na hora da escolha de produtos e serviços. E para os gestores, esta nova tendência agiliza os processos, deixando tempo para a parte mais estratégica de vendas e de relacionamento com o seu cliente.

Geralmente, como os aplicativos de a-commerce são baseados no uso de inteligência artificial, apresentam assistentes pessoais que assumem a responsabilidade por processos de pesquisas e coleta de informações. Por isso, podem coletar dados/ações e aperfeiçoar a compra de um usuário e com isso, demonstram aos empreendedores novas maneiras de crescerem o seu negócio. Com essa tendência, a expectativa é que as lojas num futuro a médio prazo já possam trabalhar com lojas totalmente online, oferecendo um atendimento seguro, automatizado e personalizado aos seus clientes.


Leis de Proteção e segurança de dados

Outra tendência importante está relacionada a proteção e segurança de dados. As organizações estão buscando utilizar dados com rapidez e eficiência para tomar melhores decisões para os negócios. As novas formas de coletar dados serão o centro das atenções nas empresas no próximo ano. Isso por conta da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados), que entrará em vigor em agosto de 2020. E para se regularizarem, as empresas devem:

  • mapear os dados pessoais que possuem

  • verificar como os armazena

  • apurar quem possui os acessos


As empresas que não conseguirem antecipar essas e outras tendências emergentes correm o risco de não conseguirem acompanhar seus concorrentes e sofrerão o impacto de um mercado tecnologicamente mais agressivo. A tecnologia está criando um mundo de experiências extremamente customizadas e feitas sob medida. As empresas precisam se reinventar para se reengajarem e aproveitarem as novas oportunidades de vendas.


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