Wooba Informa: Aéreo - Dados do Passageiro - Resolução IATA 830d




Aéreo - Dados do Passageiro - Resolução IATA 830d 


Prezados clientes,


Informamos que na versão que será liberada  no dia  03/06/2019, realizamos modificações no Travellink/Operadora/Corporate/Loja Online para melhor atender a Resolução IATA 830d enviada pelos sistemas Aéreo. 

As modificações foram realizadas até  o momento para os seguintes sistemas: Amadeus/Farelogix/Galileo Uapi/Latam/Sabre.


Os demais sistemas estamos em contato com os fornecedores! 


Segue abaixo informações sobre as modificações e configurações liberadas: 


  • Em Administração > Aéreo > Sistema > Configuração de sistemas > Escolher o sistema > Aba: Configuração > Geral , foi criada configuração chamada "Contato do passageiro obrigatoriedade", com as seguintes opções "Ativo", "Inativo" e "De acordo com cadastro da companhia", a opção default será "Ativo". 


  • Ativo - caso esteja como ativo o sistema irá aplicar para todas as cias do sistema. Inativo - caso esteja como inativo não irá retornar o telefone e e-mail com a obrigatoriedade de preenchimento. 

  • De acordo com cadastro da companhia - o sistema irá verificar de acordo com configuração que foi realizada por companhia aérea. 





  • Caso queira realizar a ativação por Cia deverá entrar em Administração > Aéreo > Companhia Aérea > Cadastro de Companhias Aéreas > Escolher a cia > Aba: Outros, foi criada a seguinte configuração "Habilitar envio do contato do passageiro", ao selecionar a opção o sistema irá verificar na configuração de sistema e caso esteja como "De acordo com cadastro da companhia"  o mesmo irá aplicar por companhia. 

Aplicação da configuração


Travellink/Operadora No momento da criação da reserva o sistema irá retornar na coluna de "Telefone" e "E-mail" a obrigatoriedade do preenchimento, acima da opção irá retornar a possibilidade de selecionar "Recusou", onde a informação deixará de ser obrigatória.


  • Travellink/Operadora 

No momento da criação da reserva o sistema irá retornar na coluna de "Telefone" e "E-mail" a obrigatoriedade do preenchimento, acima da opção irá retornar a possibilidade de selecionar "Recusou", onde a informação deixará de ser obrigatória.  


  • Corporate

Para o Corporate foi criada em  Cadastros > Passageiros, nas opções de "Criar novo registro"e "Alterar" foram criadas as seguintes configurações:  "Recusar envio do e-mail para fornecedor" e "Recusar envio do telefone para fornecedor". 

A opção default será retornar as configurações selecionadas, ou seja, caso queira enviar deverá selecionar os passageiros e tirar a seleção das configurações "Recusar envio do e-mail para fornecedor" e "Recusar envio do telefone para fornecedor" . 

O sistema irá pegar as informações de e-mail e telefone diretamente do cadastro do passageiro, dessa forma ao desativar as configurações as informações de "E-mail" e umas das opções de "Telefone" deverão esta configuradas corretamente. 



Caso seja selecionado a opção Criar OS > Novo passageiro, também retornará as opções "Recusar envio do e-mail para fornecedor" e "Recusar envio do telefone para fornecedor". 


  • Loja Online 

No caso da Loja online, iremos verificar a configuração da Administração, caso esteja como "Ativo" ou "De acordo com cadastro da companhia" e a cia estiver habilitada no caso dessa última opção, o sistema irá retornar a informação "Não informar"  abaixo das informações de e-mail e celular que atualmente retornam para  o preenchimento dos dados do Passageiro. 

Caso não deseje preencher algumas das informações ou nenhuma delas, o usuário deverá selecionar a opção "Não Informar"


Observação: Caso o usuário  opte por não informar os dados, será enviado a informação para o fornecedor. 



Em caso de dúvidas entre em contato com a nossa Equipe de Atendimento.

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