Wooba Informa: Comunicado AVIANCA - "NO FARES/RBD/CARRIER/PASSENGER TYPE"



Prezado Cliente,

Verificamos alguns chamados e e-mail's referente a mensagem "NO FARES/RBD/CARRIER/PASSENGER TYPE".

Em contato com Avianca fomos informados:

"O Erro "NO FARES/RBD/CARRIER/PASSENGER TYPE" pode ter várias causas e quando ocorre deve ser analisado.
A Regra de Negócio praticada hoje na tarifação: Atualmente Tarifas RT não combinam com Tarifas OW, na hora da Tarifação.Essa Regra de Negócio pode ser alterada ou pode permanecer, é algo que não pode ser previsto.
Nossa área de Pricing constantemente avalia regras como essa e todas as outras. Se ocorrer mudança, todos serão avisados."

Essa mensagem não ocorre somente para os clientes que configuraram OW/RT, mas ocorre quando o tipo de pesquisa é RT, pois segundo o fornecedor em pesquisas RT pode ser retornados tipos de tarifas RT e OW:

"Em uma pesquisa RT, tarifas OW podem ser retornadas. Entretanto, você não vai encontrar uma recommendation misturando os dois tipos de tarifas. Você encontrará recomendações com duas tarifas OW ou recomendações com duas tarifas RT. Vale ressaltar que: Em uma pesquisa OW, tarifas RT não são retornadas."

Pedimos que tenham atenção no momento da Tarifação para evitar tarifar tarifas OW com RT e vice versa.


Vale lembrar, que no portal da Avianca essa situação não ocorre, pois a pesquisa de disponibilidade feita em seu portal é com voos OW, enquanto que em nossa aplicação, cada cliente pode configurar da forma que desejar: OW, RT e OW/RT.


Dito isso, todos os nosso clientes tem a opção de usar OW, RT e OW/RT e dependendo da forma configurada essa situação pode ser diminuída.

  • Caso queiram replicar a mesma disponibilidade e comportamento da Avianca em seu Travellink, terão que configurar o tipo de pesquisa como OW na Administração do Sistema:


Irá retornar no Travellink apenas OW como no portal de Agências da Avianca:

Vantagem dessa utilização será que o usuário terá mais possibilidades de ter o mesmo valor retornado na Disponibilidade, sendo apresentando na Tarifação.


Nesse caso, o usuário se quiser verificar se existe uma tarifa mais barata dentro desta classe, terá que utilizar a opção "Melhor Tarifa- Preço" após Tarifar.

  • Caso deseja retornos com tarifas apenas RT, poderá utilizar a configuração apenas como RT na Administração do Sistema:



E no Travellink irá retornar:

A Vantagem desse tipo de pesquisa é que o usuário terá a possibilidade de ver tarifas mais baratas desde a sua Disponibilidade até a Tarifação.


Entretanto ao tarifar existe a possibilidade das Classes não combinarem entre si, gerando tarifas um pouco mais caras durante a Tarifação, além da quantidade de voos serem reduzidas na disponibilidade já que nessa opção é retornado voos combinados.

  • Já com a configuração OW e RT habilitado o sistema terá a mesma lógica apresentada nos pontos anteriores, só que apresentará ambos os resultados na disponibilidade.



Nesse caso o usuário terá sempre se atentar:

  1. Se um voo for RT e outro for OW, ele poderá ser tarifado apenas em alguns casos (quando um dos voos não for PROMO), por se tratarem de tipos de tarifas diferentes; 

  2. Se um dos voos tiver Promocode e o outro não tiver esse acordo a Avianca irá retornar erro de Tarifação.

Em ambos os casos poderá ser utilizado o botão "Melhor Tarifa - Preço" que poderá ou não encontrar uma tarifa para os voos selecionados.


A vantagem desse recurso é o maior retorno de voos retornados na disponibilidade com diferentes valores, dando assim mais opção ao usuário na seleção dos voos.


Se mesmo configurando das formas citadas e continuar ocorrendo novos casos com a mensagem "NO FARES/RBD/CARRIER/PASSENGER TYPE", informe nossa equipe de suporte que estarão entrando em contato com o fornecedor em cada caso para verificar ocorrido.

312 visualizações