Atualização do sistema BSP pela IATA

Atualização do sistema BSP pela IATA

NewGen ISS, da Iata, estreia no Brasil em 24 de outubro


A Associação Internacional de Transportes Aéreos (Iata, da sigla em inglês) iniciou a atualização do sistema BSP para uma nova versão que promete modernizar o trabalho dos agentes de viagens em relação as novas ferramentas e processos oferecidos e alguns novos recursos também facilitarão o credenciamento de novas agências de viagens.

A atualização no Brasil está prevista para o dia 24 de outubro. A nova versão é mais conhecida como NewGEN ISS. Trata-se de um novo sistema de liquidação da IATA, que utilizará de novas tecnologias para o aumento e melhora de diversos fatores como: segurança, velocidade e automação nos processos internos da IATA.


O NewGen ISS atuará com quatro pilares importantes, e todos eles estão conectados, são eles:

  1. Novos modelos de credenciamento de agência;
  2. Iata EasyPay
  3. Avaliação de risco
  4. Transparência em pagamento – TIP
  5. Seguro global para agências
  6. Novo portal


Para ajudá-lo a ficar por dentro das novas funcionalidades desta atualização, detalhamos cada uma delas. Confira:


1. Novos modelos de credenciamento de agência


São 3 novos modelos de credenciamento, que refletirão em um cenário positivo, e um considerado o mais importante, trata-se da redução ou fim da garantia financeira/bancária para todas as agências, facilitando para que novas agências de viagens tenham acesso ao credenciamento da IATA.


Conheça os novos modelos e suas vantagens: GoLite, GoStandard e GoGlobal, eles basicamente, se diferenciam de acordo com o perfil e tamanho do cliente.


  • GoLite:

Garante uma avaliação de risco mais simples, não sendo necessária a revisão financeira ou a garantia financeira.

  • GoStandard:

É o modelo em que as agências atualmente credenciadas serão migradas e terá mudanças significativas principalmente na avaliação de Risco, incluindo agora o limite de crédito por agências (Iata Easy Pay) e esse limite diretamente ligado ao Risco (avaliação financeira) e a garantia financeira que o agência tem com a IATA.

  • GoGlobal:

Um modelo que agora está disponível para agências de grande porte com presença em vários países, que podem se utilizar de garantias e análises a nível global dos riscos e limite de crédito.


2. Iata EasyPay – novo método de pagamento


É um novo método de pagamento seguro e voluntário, baseado no modelo de pagamento por uso. Será a terceira opção de pagamento, depois de faturado e cartão de crédito.

E como funcionará?

É basicamente um cartão pré pago, onde as agências terão uma conta virtual que será carregada com uma determinada quantia e administrada pela própria agência. Este novo formato de pagamento dependerá de aceitação pelas Companhias aéreas, algumas ainda não decidiram se vão liberar esta funcionalidade outras já estão se adequando.

Para as agências, o maior benefício é ter uma nova forma de pagamento dentro do BSP. Além disso, é também uma opção para reduzir o valor da garantia financeira, sem custo adicional para agência e um manuseio bem simples.


3. Avaliação de risco

Esta é uma nova característica que reduz a exposição ao risco e promove a venda mais segura, e aplicada conforme o modelo de credenciamento do agente (GoStandard e GoGlobal).


Como funcionará?


Será atribuído um status de risco para agência com análise em 2 critérios importante: revisão financeira anual e histórico de risco da agência. Com base nesta análise, será feita uma tomada de decisão financeira, um exemplo: com classificações de riscos A, B e C, com menores riscos para A e maiores riscos para C.


4. Transparência em pagamento – TIP


Entre as novidades, será implementada a Transparência em Pagamentos (TIP). A justificativa é que as companhias aéreas têm identificado um aumento considerável no custo da distribuição. Há necessidade de trazer mais formas de pagamento para o BSP e dar mais opções às agências, que possam ser mais baratas e tão boas quanto outras.

Os benefícios, segundo a IATA, são a transparência e controle, além de oferecer uma base de dados e monitorar se todos estão cumprindo com a forma de pagamento aceita. E espera-se que até 1º de outubro já esteja disponível o GDI - Global Default Insurance (Seguro de Inadimplência Global), que promete ajudar as empresas a reduzirem perdas por inadimplência.


5. Seguro global para as agências (GDI, da sigla em inglês)


A NewGen ISS oferecerá aos Agentes uma alternativa à garantia financeira em forma de Seguro Global. Um novo tipo de garantia financeira onde os agentes podem estar cobertos pelo GDI pelo valor da garantia solicitada.

Quais as principais vantagens do GDI?

  • É um formato opcional de garantia financeira aceita na Resolução 850p;
  • Os Agentes podem estar cobertos pelo GDI pelo valor da garantia financeira solicitada;
  • Provedor Global: Euler Hermes, uma empresa subsidiária da Allianz;
  • Brokers: Aon & Marsh.


E vem mais mudanças positivas por aí. Confira:


6. Portal IATA

Agora o portal IATA terá um Dashboard que servirá para monitorar o RHC (Risk Hitory Calculation) das agências, as agencias também receberão notificações por e-mail quando alcançar 50%, 75% e 100% do seu RHC e poderão registrar outros usuários para ter acesso às informações.


Relatórios de Vendas/Arquivo R2040

Os relatórios gerados através do BSP Link agora serão bem mais detalhados e com as taxas melhores descritas, como é o caso da DU e das taxas adicionais. O arquivo de conferência das faturas será alterado e a Wooba já está trabalhando e preparando a plataforma Wooffice para atender nos formatos atuais.


Autorização de uso de agências de cartão próprio

Um outra novidade é sobre a Resolução 890* que agora autoriza o uso antes não permitido de cartões de crédito da agências de viagem. Porém, a CIA aérea deve autorizar o uso antes. Isso garante, após da autorização da CIA, o uso regular de cartão de crédito da agência para pagamento dentro do BSP/IATA.


Por fim, vale destacar que o processo BSP em si não vai mudar. Os calendários de pagamento, a revisão financeira conforme os critérios financeiros locais e o cálculo de garantia financeira continuarão da mesma forma.

A proposta do NewGen ISS é ser uma tecnologia que trará mais flexibilidade para o dia a dia do agente de viagens e suas respectivas empresas de turismo.


Atualmente, a IATA representa cerca de 290 empresas aéreas no mundo, que abrangem 82% do tráfego aéreo global. Segundo a entidade, mais de US$ 304 bilhões são processados anualmente em todos os sistemas disponibilizados pela associação.


Continue acompanhando nossas matérias e se já conhece os serviços da Wooba, clique aqui e agende um bate um papo com um consultor. ;)

Somos especializados em desenvolver soluções tecnológicas para empresas de Turismo. Líderes no mercado de Consolidadoras, atendemos as principais empresas do segmento no Brasil.  

Trabalhamos com os melhores fornecedores do mercado, clique e conheça todos eles.


Navegue pelo nosso site e saiba mais!


Escolha o produto