Como a elaboração de um bom relatório ajuda nos negócios?

Como a elaboração de um bom relatório ajuda nos negócios?

O empreendedor precisa de informações seguras e ágeis para tomar decisões cada vez mais assertivas.O cenário dos negócios está cada vez mais competitivo por conta da evolução tecnológica, surgimento de startups e novos segmentos de mercado. As empresas precisam acompanhar essas mudanças para não ficarem para trás.

Todo empreendedor sabe a importância dos processos e do acompanhamento de resultados. E para que sua empresa cresça e acompanhe o mercado, é importante ter um sistema que permite uma ótima organização, controle e gestão de informações/dados, ou seja, que emita relatórios gerenciais assertivos e personalizados.


O relatório de gestão tornou-se um recurso indispensável para os negócios. Porém, para que ele seja útil e agregue valor, precisa obter dados de qualidade e da fácil compreensão.


Para te ajudar a entender porque um bom relatório afeta diretamente nos lucros e na gestão da sua empresa, confira as dicas que preparamos!


Acompanhamento da organização e administração da empresa:

Um relatório quando está associado à um objetivo ajuda no conhecimento e no planejamento dos passos do negócio. E um bom relatório pode auxiliar:

  • Na mensuração e monitoramento de métricas estratégicas para acompanhar o desempenho em relação à concorrências e os desafios internos;
  • No entendimento da atual posição da empresa no mercado, além de compreender o crescimento por período, o que torna viável o realinhamento das estratégias, sendo possível o reposicionamento no mercado, caso necessário;
  • Na identificação das melhores e piores práticas, podendo revisar o que não está bom e ajustar processos;
  • Na comunicação entre os colaboradores, gestores, diretores e fornecedores, melhorando a passagem de informação.



O empreendedor precisa de informações seguras e ágeis para tomar decisões cada vez mais assertivas. Um relatório bem feito ajuda na tomada de decisões, pois ele exibe informações de movimentações financeiras, controle de estoque e desempenho das vendas. Anote aí as dicas para elaborar um relatório mais assertivo:


1. Planeje o conteúdo

Pense em como cada informação inserida vai atender as necessidades de quem vai ler.

Essas informações vão te ajudar a tomar uma decisão de negócio? A definir prioridades? A analisar e gerar boas estratégias? Responda a essas questões antes de iniciar a produção do relatório e já organize em qual sequência vai apresentar cada informação.


2. Defina os indicadores de desempenhos (KPIs)

Os indicadores são métricas para monitorar o desempenho de áreas e projetos. São definidos e alinhados de acordo com os objetivos do negócio. Essa é a etapa mais estratégica da elaboração de um relatório de gestão, portanto, faça o levantamento de todos os dados, como: Quais são as estratégias atuais? Quais são dados e taxas que afetam meu negócio? Uma triagem minuciosa é essencial para inserção das informações adequadas.


3.  Estruturação das informações

Monte uma estrutura simples para transmitir as informações dos relatórios. Uma estrutura que seja possível expor  os dados de maneira útil e compreensiva aos leitores, em vez de sobrecarregá-los com detalhes técnicos e irrelevantes. É indicado que o relatório contenha dados concretos, dinâmicos e objetivos.


4. Cruze os dados

Logo após a estruturação, faça a análise e o cruzamento de dados, pois é nesse momento que você pode começar a considerar fatores bastante relevantes e importantes, que antes não eram levados em conta. Essa análise facilita muito a identificação de problemas existentes e ajuda a elaborar as ações necessárias para a resolução dos mesmos.

O cruzamentos de informações podem ser fundamentais para, por exemplo: fechar uma venda, diminuir gastos, analisar melhores descontos com fornecedores, determinar a necessidades de compra ou venda de algum serviço ou produto, etc.


A importância de um sistema de gestão com emissão de relatórios assertivos e personalizados, permite várias ações importantes como: controle financeiro, agilidade na gestão de vendas, otimização de processos internos.


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