Como criar uma OTA - Agência de Viagem Online

Como criar uma OTA - Agência de Viagem Online


O futuro das agências será a OTA, que significa Online Travel Agency (agência de viagens online).  

O sonho das agências de viagens é ter um Agente online onde seus clientes possam comprar a qualquer hora. Um atendente 24h vendendo passagens aéreas e reservas nos principais hotéis.  

A venda de passagens e reservas de hotéis pela internet está em crescimento no mercado brasileiro. Isso tem gerado muitas oportunidades para as agências de viagens.  

O faturamento do setor de turismo na internet, adicionando hospedagem e serviços, já ultrapassa os R$ 8,7 Bi de acordo com a ABAV (Associação Brasileira de Agentes de Viagens).

Elaboramos este material para mostrar o que uma agência precisa para abrir uma loja online.

Iremos abordar:

  • As vantagens de criar uma agência online.
  • Porque inicialmente eu devo segmentar meus clientes?
  • Como funcionam os acordos com os fornecedores?
  • Qual solução eu posso utilizar para me conectar com os principais fornecedores e vender ONLINE?
  • A importância de um antifraude para diminuir os riscos.
  • Como gerenciar as vendas da minha agência automatizando o meu administrativo e financeiro?
  • Como faço para aderir esta solução para a minha agência de viagens?
  • Como poderia implementar, e como a minha agência será atendida?
  • As vantagens de ser um parceiro Wooba.


Vamos lá?

Quais as vantagens de criar uma agência online:

- Uma das principais vantagens em abrir uma loja online é o baixo custo. Já que não terá custo com aluguel, mobiliário e funcionários.
- A operação pode ser feita de um escritório ou home office e não exige um capital muito grande.
- Quer saber como montar uma agência de viagens? Clique e acesse um artigo incrível do SEBRAE!

Porque inicialmente eu devo segmentar meus clientes?

Segmentar é o x da questão. Se você quer atingir o mundo todo, você precisa ter um capital muito grande. Tentar alcançar um pais é mais difícil do que um estado ou uma cidade. Então a dica é segmentar.  

Segmentar o mercado é o resultado da divisão de um mercado em pequenos grupos. Este processo é derivado do reconhecimento de que o mercado total representa o conjunto de grupos com características distintas, que são chamados segmentos. Fonte: Wikipedia.Org

Veja alguns critérios que você pode utilizar para definir uma segmentação:

  • Critérios demográficos, geográficos, sociais e econômicos;
  • Critérios de personalidade e de estilo de vida;
  • Critérios de comportamento face ao produto (Segmentação em função do estatuto do consumidor e da sua fidelização);
  • Segmentação face ao processo de decisão;
  • Segmentação em função das quantidades adquiridas;
  • Segmentação em função da sua rentabilidade;
  • Segmentação em função das situações ou eventos;
  • Segmentação em função dos hábitos de utilização.


Bom, você pode começar pelos clientes da sua cidade, ou dependendo do tamanho da sua cidade comece pelo seu bairro.  

Você vai indicar a loja online para os clientes que fazem parte da carteira da sua agência.  

Caso esteja iniciando do zero, o ideal é contratar uma equipe de Marketing para ajudar no lançamento da loja online.

Como funcionam os acordos com os meus fornecedores e consolidadores?

Depois de ter definido a segmentação que pretende atuar, fica mais fácil identificar quais fornecedores poderão atender seus clientes.

Se você ainda não conhece os principais fornecedores de turismo, acesse essa página

Posso comprar com o consolidador e integrar os conteúdos dos fornecedores?

Sim! Os principais consolidadores do Brasil possuem uma plataforma para distribuir seus produtos e serviços. A Wooba é uma empresa especialista em tecnologia para esses Consolidadores. Essa solução possui um recurso onde permite o consolidador habilitar a conexão direta da agência com os fornecedores de aéreo e hotel.

É como se você estivesse vendendo na plataforma do consolidador. Podendo importar as vendas realizadas no portal do consolidador.

*A liberação deste recurso depende da negociação entre a agência e o consolidador.

Conheça os consolidadores que possuem esta plataforma e são parceiros:

  • Ancoradouro
  • Brementur
  • Confiança
  • Esferatur
  • Flytour Gapnet
  • Frontour
  • High Light
  • LTS
  • Picchioni
  • Rextur Advance (Credencial)
  • Sky Team
  • The Best Travel
  • Tourlines
  • Tyller
  • VCP
  • Visão Turismo
  • Voetur
  • World

As integrações com as plataformas se dão por meio de credenciais.


Mas afinal, e o que são as credenciais?

Credenciais são acordos feitos entre as agências e os fornecedores. Alguns fornecedores possuem integração com soluções de Front Office, e para se conectar à estes sistemas, os fornecedores emitem as credencias como se fossem chaves de acesso.

Qual solução eu posso utilizar para me conectar com os principais fornecedores e vender ONLINE?

No mercado existem várias plataformas de vendas online. Existe alguns fornecedores que disponibilizam motores de busca para a Agência integrar no web site.  
Mas a agência também pode contratar uma solução independente para atuar no mercado, com possibilidade de integração com vários fornecedores. Isso possibilita um ganho nos valores das tarifas.

A Wooba oferece uma solução chamada OTA - Loja Online. É uma solução interdepende e permite a Agência vender passagens aéreas e reservas de hotéis no web site da agência. A solução possui integração direta com as principais companhias aéreas nacionais e internacionais.

Para se integrar com as companhias aéreas, as agências precisam do IATA. Clique e asaiba como adquirir.

Como mencionado anteriormente, a integração pode ser feita via Consolidador. Para controlar os pedidos realizados no site, a agência precisa de um sistema Front Office. A Wooba desenvolveu a OTA - Loja Online, integrada ao Travellink Front Office, plataforma de vendas que está integrada com mais de 85 fornecedores.  

Você também poderá utilizar o Travellink Front Office para sua Agência física.

Dica: “Você também poderá abrir pontos de vendas utilizando mesmo sistema”, ou seja, você poderá vender tanto online quanto na sua agência física.

*Acesse a matéria sobre nosso Travellink e conheça as funcionalidades!

Tenha um antifraude para diminuir os riscos de fraudadores na internet

É sempre bom lembrar que vender na internet não é uma tarefa tão fácil, pois existe um risco muito grande. Diferente do cliente que vai até a sua agência, você não sabe quem está comprando no seu site.

Com a disponibilidade da compra online, existe a possibilidade de aumentar as vendas, mas também o risco de Fraudes.  

É preciso pensar numa solução antifraude para minimizar os riscos.  

Existem empresas no mercado que são especialistas neste tipo de negócio, e são integrados com as soluções de Agência Online.

A ClearSale e Braspag são exemplos de fornecedores que integram o serviço de validação de pagamento.  

Como gerenciar as vendas da minha agência automatizando o meu administrativo e financeiro?

Após realizar as reservas ou emissões, é hora de conferir se a venda foi realizada com sucesso. É hora de colocar as contas em dia.

Neste caso é preciso um back office como o Wooffice Smart ou o Wooffice Premium para te ajudar nas tarefas rotineiras da sua equipe administrativa e financeira.  

O Back Office também é conectado com o Travellink – Front Office, possibilitando a integração de todas as vendas.

As vendas realizadas no website e na plataforma da agência serão todas integradas automaticamente com a solução de back office.

*Clique e saiba mais sobre o Wooffice versão Smart e versão Premium.

Como será implantada a loja online? Como o time de atendimento da Wooba irá me ajudar?

Existem duas formas de implantar a loja online. Você pode escolher um dentre os 7 templates disponíveis, ou colocar o motor de busca no seu web site.

Se você não tem Web Site, a Wooba oferece 7 modelos diferentes.

O processo de aquisição será divido em duas fases: Implantação e Atendimento ao cliente.

Nossa equipe de implantação irá acompanhar todas as configurações, que são:


  • Personalização do sistema;
  • Cadastro de agências e usuários;
  • Configuração das credencias (é Importante que tenha pelo menos o acordo de aéreo e hotel);
  • Treinamento para Gerenciamento e Usabilidade do sistema;
  • Atendimento pelo time Wooba.


Também temos a central de atendimento para auxiliar a sua agência nas dúvidas rotineiras. Apoiamos sua agência a se preparar para melhor atender o cliente.



Quais as vantagens de ser um parceiro Wooba com a solução OTA - Loja Online?

Atendemos as maiores consolidadoras do Brasil, por isso temos atualizações semanais de novas funcionalidades. Isso permite que a sua agência possua tecnologia de última geração.

A solução é multiplataforma, permitindo a sua agência atuar com vendas de lazer. Pode ser uma agência online (no site da agência) e corporativa, possibilidade de escalar negócios como Franquias ou filiais, integração direta com as principais companhias aéreas e GDSs, além dos principais fornecedores de terrestre, gerenciamento de Tourcodes e Promocodes.

Possibilidade de distribuição dos serviços para outras agências e criação de unidades de negócio como ponto de vendas.

Qual o valor de investimento?

Os valores depende de muitos fatores, desde: segmento, tamanho da agência e o foco do cliente. Para mais informações detalhadas orçamentos, clique e solicite uma consultoria com nossos especialistas.



Escolha o produto