3 Tendências de Viagens Corporativas que merecem a sua atenção

3 Tendências de Viagens Corporativas que merecem a sua atenção

Nesse início de ano, as empresas se planejam para ações e projeções de investimentos que precisam ser realizadas ao longo de 2020. Pensando nisso, a Wooba traz um conteúdo que é necessário bastante atenção, pois o mercado de Viagens Corporativas está repleto de tendências para esse ano.


Atualizações do mercado

É nítido que o mercado de viagens corporativas tem crescido ao logo dos anos. Segundo a pesquisa da Associação Brasileira de Viagens Corporativas (Abracorp), este mercado teve um avanço de 4,1% no volume de vendas no final do trimestre de 2019.

A pesquisa é realizada com o objetivo de colher dados das vendas por produtos ou serviços de viagens corporativas. Ela também aborda o comparativo geral das vendas do terceiro trimestre de 2019,  em que o o segmento Aéreo Nacional representou 40,5% do total, seguido pelo Aéreo Internacional (25%), Hotelaria Nacional (21%), Hotelaria Internacional (4,5%) e Locação Nacional (1,4%).

É um ramo que vem se transformando em função das novas tecnologias e, principalmente, dos novos hábitos e comportamentos dos viajantes de negócios.

Pensando nesse crescimento significativo do mercado de viagens corporativas, listamos 3 tendências importantes que precisam da sua atenção:




Bleisure - Negócios e Lazer

Bleisure é a combinação dos negócios e do lazer ( business + leisure = bleisure) . Esse termo vem sendo utilizado há algum tempo. Atualmente já é uma realidade e não é mais mal vista pelas organizações. O interessante ser observado nessa tendencia, é que a maneira de como os executivos mais jovens e, também da geração millennials, viajam é diferente das gerações mais velhas. E isso influencia muito na gestão das viagens corporativas, pois a ideia de que o trabalho e o lazer não estão ligados, está ultrapassado.

A possibilidade de conhecer e desfrutar o destino das viagens de negócios é, às vezes, até tão importante para o os viajantes executivos quanto os benefícios de trabalho oferecidos. A qualidade de vida que há nas experiências de viagens são fatores chave a serem considerados, pois se tornou um atrativo para os executivos. Por isso, as políticas de viagens corporativas devem contemplar também atividades de lazer, sendo bem combinadas e efetivas para ambos lados.



Garantia do bem estar

A saúde e a produtividade dos funcionários tornam-se aspectos fundamentais para as empresas. Os executivos demandam mais flexibilidade em suas viagens e por isso, há uma busca diferenciada em relação aos horários de check in e check out: os voos são os mais convenientes e não necessariamente mais baratos e quanto aos hotéis, precisam estar bem localizados ou ser até um hotel executivo, uma tendência forte que vem crescendo no ramo.

Também é levado em consideração vários outros serviços que melhoram o bem estar durante as viagens: pacotes corporativos, atendimento à executivos, entre outros. A tendência é priorizar a satisfação do funcionário, já que assim ele será mais produtivo.



Uso de novas tecnologias

Outra tendência importante é o uso de novas tecnologias automatizadas para o controle da gestão das viagens corporativas. Passou o tempo em que os gestores dependiam exclusivamente de planilhas de excel e ficavam, muitas vezes, perdidos e sem nenhum controle dos viajantes de negócios. A automação do check in e check out dos hotéis e chaves eletrônicas são facilidades muito valorizadas pelo viajante corporativo, já que proporcionam economia de tempo e mais agilidade.  


Atualmente, existem ferramentas self-booking que são simples de usar e que permitem a configuração de políticas de viagens. A gestão ocorre em tempo real e dá mais autonomia para os funcionários reservarem as próprias viagens.

As novidades e tendências não param. Cada vez mais é exigido das empresas que atendam com agilidade, eficiência e de forma personalizada. Acompanhar as  tendências e inovar nos serviços são questões essenciais para todas as empresas e profissionais do setor de turismo.


Não deixe de acompanhar nosso blog! E caso tenha interesse em notícias sobre tendências, mercado de turismo e tecnologias, se inscreva no nosso canal de notícias News Wooba!


A Wooba é uma empresa especializada em desenvolver soluções tecnológicas para empresas de Turismo. Líderes no mercado de Consolidadoras, atendemos as principais empresas do segmento no Brasil e trabalhamos com os melhores fornecedores do mercado.


Navegue pelo nosso site e saiba mais!

Escolha o produto